Gestão de crise é tema do 7º Fórum do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, em Fortaleza

Evento vai debater temas fundamentais para a comunicação pública dos estados e será encerrado nesta sexta-feira (04/04)

 

Gestão de crise, publicidade governamental e boas práticas no digital são os temas principais a serem debatidos no 7° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Ceará. O encontro, que começou nesta quinta-feira (03/04), contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, além de secretários e representantes de todos os estados do país.

 

“É importante sediar este evento em um momento de desafios que é levar ao conhecimento das pessoas os serviços públicos, garantir a transparência da administração pública, combater a desinformação, principalmente nas redes sociais. Esta é uma oportunidade para trocar experiências e aperfeiçoar os serviços públicos para o cidadão- declarou o governador”,  declarou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Para Igor Marques, secretário de Estado do Rio de Janeiro e presidente do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, a colaboração entre os governos estaduais é fundamental para fazer gestão e fortalecer a comunicação pública no Brasil.

“Ao longo dos últimos anos, estamos discutindo temas fundamentais como o combate às fakes news e a boa gestão dos recursos públicos para as ações de publicidade. No encontro do Ceará, estamos debruçados para discutir a unidade das atuações dos governos estaduais no combate à desinformação e nas situações de crise. Nós sabemos que é uma realidade de todos os governos. Cada estado com a sua particularidade com o que enfrenta no seu dia a dia, mas essa colaboração entre estados é fundamental para fazer gestão e comunicação pública”,  destacou.

Na abertura do fórum, os secretários debateram sobre publicidade governamental para reposicionamento e prevenção de crise, boas práticas no digital, o andamento do Acórdão do TCU e a mudança na Lei da Publicidade.

O Procurador do Distrito Federal, Edvaldo Barreto Jr., falou sobre o andamento do Acórdão nº 2188/2024 do Tribunal de Contas da União (TCU), um importante marco para a discussão das boas práticas. No documento, o TCU determina a transparência nos gastos públicos, solicita ainda a inclusão de informações detalhadas das campanhas publicitárias, entre outras coisas.

“O objetivo é impedir que os gestores possam ser responsabilizados por uma falta de conhecimento na área. No processo licitatório são necessárias boas práticas tanto na fase interna, quanto na fase externa para as campanhas publicitárias”, pontuou.

O jurista apontou ainda caminhos e sugestões a serem apresentados para a mudança na Lei da Publicidade.

O encontro também colocou em pauta a importância do monitoramento em tempo real das redes sociais e plataformas digitais para gestão de crise na comunicação pública. A mentora digital e professora da FGV e PUC-RS, Elis Monteiro, abordou ainda o Social listening, que é o monitoramento e a análise sobre o que as pessoas falam sobre um governo, marca ou negócio.

– A comunicação orientada por dados ajuda na tomada de decisões e na criação de programas de Governo. Por meio dados, por exemplo, se vence uma crise. É preciso não apenas monitorar menções, mas interpretar conversas, identificar tendências e antecipar crises. A melhor escuta é transformar esse mar de dados em insights estratégicos. Hoje, quem não escuta o seu público em tempo real está fadado a ouvir o barulho da crise quando já for tarde demais – pontuou a especialista.

Sobre o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação

O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.

Entre as finalidades do CNSecom está a participação para propor, formular e implementar políticas de comunicação pública.

O Fórum, que está na sétima edição, tem poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e representantes das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.

Leia também
Terceiro dia 25

Notícias

5 abr 2025

Carta Compromisso, Manual de Boas Práticas, Revisão da Lei de Publicidade e presença do ministro da SECOM marcam o 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

Ministro 5

Notícias

4 abr 2025

No Ceará, ministro da Secom da Presidência da República defende integração e regionalização para fortalecer a comunicação pública

Palestrante 14

Notícias

4 abr 2025

Inteligência artificial e comunicação pública: entre o caos e a oportunidade também foram debatidos no segundo dia do 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação