Evento teve a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal e definiu a criação de um grupo de trabalho para discutir boas práticas de comunicação e publicidade.
A atuação da comunicação governamental mediante a inteligência artificial e o combate à desinformação foram os temas principais debatidos no primeiro dia do 5° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Brasília. O encontro, que começou nesta terça-feira (04/06), reuniu secretários e representantes de 26 estados do Brasil e contou com a presença do ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Laércio Portela.
– Estou muito feliz por este evento. É prova do amadurecimento desse conselho. Nós nos tornamos um time, que cresce a cada evento. Este é mais um fórum que vai pautar e enriquecer nosso trabalho – disse o secretário de Comunicação da Bahia e presidente do Conselho, André Curvello.
Na abertura do fórum, decisões importantes foram definidas junto ao ministro Laércio Portela, que propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir boas práticas de comunicação e publicidade, além da parceria junto às secretarias de comunicação dos estados para trabalhar temas de importância nacional.
– Atuar na gestão de comunicação é um grande desafio. Nosso papel é fortalecer e comunicar as políticas públicas. Como Governo Federal, o desafio é regionalizar a comunicação, entendendo as necessidades e características específicas de cada região. Alguns temas, a gente precisa fazer a informação chegar com recorte por estado. Outro desafio é fazer a informação chegar com recortes por municípios – afirmou o ministro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FAKE NEWS
Tema recorrente nas edições do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, o combate às FakeNews e à desinformação foi apontado pelos secretários Estaduais de Comunicação como o principal desafio na gestão governamental. Outro debate importante ficou por conta dos especialistas Silvio Meira e Rosário Pompeia, que falaram sobre Inteligência Artificial e transformação digital.
– Não adianta combater a IA (Inteligência Artificial), é preciso aprender a conviver com ela. Se não souber usar a inteligência artificial a favor, em 15 anos teremos problemas sérios, como o desemprego. Temos que retreinar as pessoas para um presente e um futuro que não podemos evitar. A inteligência artificial é realidade, aumenta possibilidades e torna os processos mais práticos – destacou Silvio Meira.
Para Rosário Pompeia, o momento exige entender como as plataformas funcionam para combatê-las ou utilizá-las.
– É saber utilizar para o bem a inteligência artificial. É preciso entender que não existe mais operação em marketing e comunicação sem IA – .
ASSÉDIO ELEITORAL E DEMOCRACIA
Em ano de eleições municipais, o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação abordou o assédio eleitoral, fake news e democracia no mundo do trabalho. O assunto foi tema da palestra do ministro Alberto Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho.
Na ocasião, foram apresentadas diretrizes para o combate à desinformação online, que tem o objetivo de salvaguardar o direito à liberdade de expressão e o acesso à informação.
– É importante que haja limites nas relações de trabalho. É de responsabilidade do empregador não praticar e combater o assédio eleitoral. a democracia não coexiste com qualquer intimidação. Fake News e assédio eleitoral são formas desprezíveis de captura da democracia –
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA
Na programação de terça-feira do evento também foi contemplada a fala do presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa, para falar sobre a regulamentação da profissão de jornalista.
– O fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo foi responsável pela precarização da profissão. A profissão tem código de ética que faz falta para este momento de proliferação de notícias falsas. É urgente que a profissão volte a ter exigência do diploma. O fim compromete o jornalismo de qualidade e à veracidade da informação –
PESQUISA E GESTÃO
O evento também contou em seu primeiro dia com os especialistas em pesquisa, estatística e gestão Pedro Barbosa da Opnus Pesquisa de Opinião e Mercado e Marcelo Tokarski da Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem(IPRI). Foi abordado a pesquisa de opinião quantitativa e qualitativa como ferramenta de gestão que retrata um cenário que pode contribuir para tomada de decisões. Os palestrantes exemplificaram os modelos de pesquisas, vantagens e desvantagens.
– As pesquisas são ferramentas de gestão que podem ajudar a mudar rumos e nortear um governo. É possível medir conhecimento, avaliar áreas de atuação e programas específicos, descobrir carências, fluxo de noticiários e medir o alcance e percepção de campanhas institucionais – afirmou Tokarski, do IPRI.
As pesquisas devem seguir quatro princípios: representatividade da população de um estado ou município; descrever juízos do cidadão sobre políticas e serviços públicos; mapear necessidades para entender as reais necessidades, demandas ou percepções das pessoas sobre determinado tema; diagnóstico periódicos, que mostram o retrato para o momento.
– As pesquisas podem ser quantitativa, que visa mensurar a opinião pública, qualitativa, que identifica opiniões, sentimentos e emoções – Pedro Barbosa, da Opnus Pesquisa de Opinião e Mercado.
PROGRAMAÇÃO
Na quarta-feira (05) será discutida a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais com Adrualdo de Lima Catão, Secretaria Nacional de Trânsito. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) vai tratar do Projeto de Lei sobre Inteligência. Outro tema que será abordado no encontro é a importância e os desafios da comunicação pública no Brasil do século XXI apresentado por Cláudia Lemos, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública. Heloísa Renata de Santana, presidente da Associação de Marketing Promocional abordará como utilizar o Live Marketing na comunicação Governamental. A última apresentação do segundo dia de evento será TV 3.0, com Cristiano Flôres, diretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.
Ao final do evento, os gestores de comunicação dos Estados serão convidados a assinar uma carta-compromisso, unindo forças para melhorar ainda mais a comunicação pública em todo o país.
PARTICIPANTES
Participaram do encontro: os secretários André Curvello (BA) – presidente do fórum, Flávia Mignoni (ES) – vice-presidente, Igor Marques (RJ), Nayara Lessa (AC), Ilziane Launé (AP), Laice Souza (MT), Vera Oliveira (PA), Lais Vita (SP), Rosangela Aparecida da Silva (RO), Joaldo Cavalcante (AL), Thiago Cafardo (CE), Frederico Fukagawa Hozano de Souza (MS), Raimundo Nonato Bandeira (PB), Cleber Mata (PR), Rodolfo Costa (PE), Daniel Cabral (RN), Alexandre Elmi (RS), Weber Negreiros (RR), João Paulo Gomes Vieira (RR), Márcio Rocha (TO) e Cleon Nascimento (SE).
Também participaram representando seus estados a secretária-adjunta Larissa Danielle Pacheco (AM), o coordenador de Comunicação Gean Carlo Carvalho (GO), subsecretária Waldirene Oliveira (MA), a secretária-adjunta Barbara Botega (MG) e o coordenador-geral de Comunicação Mussoline Guedes (PI).