Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação aborda o uso da inteligência artificial, monitoramento em tempo real e reposição governamental

Encontro acontece em Fortaleza, Ceará, e reúne representantes de todos estados

 

Ferramenta que vem transformando a comunicação governamental, a Inteligência Artificial (IA) foi um dos destaques do 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que começou nesta quinta-feira (03/04), em Fortaleza. Outro tema abordado, foi a publicidade para a gestão de crise nos governos estaduais.

A estrategista digital Karla Correia trouxe a palestra sobre monitoramento e resposta em tempo real e apresentou como funciona uma sala de inteligência. A ideia, é que, por meio de uma Sala de Inteligência, permitindo o monitoramento e resposta em tempo real de forma mais eficiente. O tema unindo representantes de todos os estados brasileiros.

 

“Em uma estrutura de sala de inteligência é possível uma análise mais rápida, aumento no alcance orgânico nas redes, correção de rotas. Com inteligência artificial ganha-se celocidade, precisão e eficiência na análise de dados”,  afirmou Karla.

Em um estudo de case, a estrategista relatou que, com uso de inteligência artificial e uma equipe para traduzir dados, a assertividade alcançou 92%.

“A tendência é uma customização crescente, maior velocidade na interação com usuários, maior influência da inteligência artificial, segmentação de público e edição de vídeos com características virais” acrescentou.

Mantendo a temática central desta edição do Fórum, o consultor de marketing político, Pedro Simões, trouxe reflexões a cerca de como os governos podem se posicionar de maneira a enfrentar e prevenir crises.

“É preciso ter em mente que as crises sempre vão existir. Nesta situação, é preciso criar uma narrativa própria que atenda e aproxime o cidadão do Governo. A melhor história é a que mais circula”

O primeiro dia do evento foi encerrado com a apresentação dos estados de caso vivenciados pelos estados de Alagoas e Mato Grosso.

“Com o Fórum podemos conversar para que a comunicação pública chegue com eficiência na casa do cidadão. São várias discussões, sempre pensando na eficiência das estratégias e pensando no bem-estar das comunidades”,  declarou Rosângela Silva, secretária de Rondônia e vice-presidente do Conselho.

Programação

Nesta sexta-feira (04/04), a programação inclui abordagens sobre as plataformas Netflix e LinkedIn, além da palestra com o ministro Sidônio Palmeira, com o tema Os Desafios da Comunicação Pública. O Fórum se encerra com a assinatura de carta-compromisso dos participantes

Leia também
Terceiro dia 25

Notícias

5 abr 2025

Carta Compromisso, Manual de Boas Práticas, Revisão da Lei de Publicidade e presença do ministro da SECOM marcam o 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

Ministro 5

Notícias

4 abr 2025

No Ceará, ministro da Secom da Presidência da República defende integração e regionalização para fortalecer a comunicação pública

Palestrante 14

Notícias

4 abr 2025

Inteligência artificial e comunicação pública: entre o caos e a oportunidade também foram debatidos no segundo dia do 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação