Publicidade e o princípio da impessoalidade na comunicação marcam palestra de abertura do 7º FNSecom

A abertura do 7º Fórum Nacional de Secretárias de Comunicação (FNSecom), realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nestas quinta (3) e sexta-feira (4), recebeu uma palestra do procurador do Distrito Federal, Edvaldo Barreto. Intitulada “O andamento do Acórdão do TCU e pontos a serem apresentados para mudança na Lei da Publicidade”, a discussão rendeu questionamentos e a resolução de dúvidas entre os secretários.

Para o secretário-adjunto de comunicação do Amapá, Patrique Xavier, o painel é importante para elucidar casos dentro do contexto público que precisam ser esmiuçados. “O Fórum é um espaço importante para que possamos conversar com o conjunto das Secretarias do Brasil para ter um entendimento da política de comunicação pública do país. É um Fórum privilegiado por todas essas presenças e nos ajuda a avançar em entendimento na formatação da comunicação pública, em especial no meio legal e jurídico. Tivemos um bom painel neste sentido, onde foram apresentados alguns casos que precisam ser elucidados em nosso benefício atual e pensando no futuro”, disse.

O Fórum é o órgão máximo do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.

Edvaldo Barreto ressaltou a existência do FNSecom e a importância da troca de ideias com comunicadores de todo o país. “Nosso objetivo foi chamar atenção para algumas situações e impedir que os gestores possam ser responsabilizados por uma falta de conhecimento na área. O Fórum traz uma legitimidade muito grande sobre as discussões travadas relacionadas a comunicação pública e os principais temas do país”, pontuou.

Programação

O FNSecom segue por toda quinta-feira (3) com outras palestras sobre publicidade governamental e estratégias de tempo real no âmbito digital. A agenda do dia se encerra com apresentações de cases e debates.

Nesta sexta-feira (4), a programação inclui abordagens sobre as plataformas Netflix e LinkedIn, além da palestra com o ministro Sidônio Palmeira, com o tema Os Desafios da Comunicação Pública. O Fórum se encerra com a assinatura de carta-compromisso dos participantes.

Leia também
Terceiro dia 25

Notícias

5 abr 2025

Carta Compromisso, Manual de Boas Práticas, Revisão da Lei de Publicidade e presença do ministro da SECOM marcam o 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

Ministro 5

Notícias

4 abr 2025

No Ceará, ministro da Secom da Presidência da República defende integração e regionalização para fortalecer a comunicação pública

Palestrante 14

Notícias

4 abr 2025

Inteligência artificial e comunicação pública: entre o caos e a oportunidade também foram debatidos no segundo dia do 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação