Documento foi entregue durante o segundo dia do 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Mato Grosso do Sul
Durante o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado nos dias 7 e 8/11, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os secretários e representantes dos estados apresentaram uma cartilha de boas práticas para governos em redes sociais. O documento, elaborado por especialistas da área, traz orientações para planejamento estratégico, diversidade e representatividade na hora de comunicar, monitoramento e gestão de crise, ética, transparência, métricas e dados. A cartilha aborda ainda a importância da comunicação digital, para que os feitos dos governos alcancem a maior parcela da população, e aponta as ferramentas essenciais um discurso eficiente nas redes sociais.
“Essa cartilha é um grande passo para o Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação que, embora recém-criado, tem alcançado importantes resultados. O documento, que foi elaborado por especialistas, será submetido aos secretários, num próximo momento, para que todos possam analisar e fazer sugestões”, declarou Igor Marques, secretário de Comunicação do Rio de Janeiro e presidente do Fórum.
No encerramento do evento, que aconteceu no Bioparque Pantanal, os secretários assinaram uma carta-compromisso que estabeleceu a criação de um grupo de trabalho, em parceria com entidades, para analisar os critérios estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (Acórdão 2188/2024). O grupo será responsável por desenvolver um manual de contratos de publicidade do Conselho para garantir o uso eficiente e responsável dos recursos públicos destinados à comunicação.
O documento também registra as diretrizes que vão nortear a atuação do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação nos próximos meses e reforça o compromisso com a ética, transparência, a verificação de informações, o uso responsável de Inteligência Artificial e o combate à desinformação.
Legislação para comunicação Digital
O especialista em Compliance, Proteção de Dados e Direito Administrativo, Otávio Venturini, detalhou as orientações e determinações da legislação digital para a comunicação pública. Em sua palestra, o advogado falou sobre transparência, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e impessoalidade da informação.
“Um dos pontos principais é justamente colocar em discussão o que a legislação exige, o que tem de regulação do tema, os parâmetros legais para uma execução dessa comunicação no ambiente digital. O grande proveito é discutir boas práticas, é isso que precisa ser avançado. É preciso desenvolver boas práticas, seja considerando a comunicação pública de maneira ampla, mas sobretudo no contexto da comunicação governamental”, disse Venturini.
O TikTok nos governos
A plataforma do momento, o TikTok, marcou presença no Fórum, no segundo dia do evento. A equipe da rede social apresentou as estratégias para engajamento e uso do aplicativo no cotidiano dos governos estaduais para uma comunicação eficiente.
Com mais de 115 milhões de usuários mensais no Brasil e mais de 465 bilhões de visualizações por mês na plataforma, o TikTok oferece a possibilidade dos governos se comunicarem de forma mais assertiva e se conectarem com a população.
“Estamos falando de uma plataforma que proporciona uma comunicação mais eficiente, a partir de um conteúdo criativo. O TikTok mudou a forma como as pessoas usam e buscam serviços e esse território gera grandes conversas e oportunidades de visibilidade para aquilo que os governos querem comunicar”, afirmou Leandro Albuquerque, gerente de contas governamentais.
A especialista de estratégias criativas para contas de governo no TikTok, Luciana Furtado, explicou que a plataforma permite temas de interesses diversos e que um dos atrativos é o senso de pertencimento dos usuários.
“As novas comunidades não crescem em torno de lugares, mas sim de interesses e estilos. Isso permite a abordagem de temas como saúde, segurança, educação e muitos outros que fazem parte dos interesses de um governo”.
Luciana Furtado explicou ainda as principais diretrizes para produzir conteúdo no TikTok que gere engajamento.
“É preciso ser real, autêntico e simples. Quanto mais cenas da vida real, maior será o interesse das pessoas. O conteúdo também precisa ser algo de interesse do usuário e a mensagem deve ser passada como entretenimento, que é a cara da plataforma. Com relação ao também é importante se atentar para que esteja na vertical”, orientou.