Evento que acontece em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será encerrado nesta sexta-feira (08/11)
A comunicação digital nos governos, a legislação e boas práticas com o gasto em publicidade foram os temas principais debatidos no primeiro dia do 6° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Mato Grosso do Sul. O encontro, que começou nesta quinta-feira (07/11), reuniu secretários e representantes dos estados.
O Procurador do Distrito Federal, Edvaldo Barreto Jr., detalhou as principais iniciativas para uma gestão eficiente e responsável das despesas com publicidade pública. Ele falou sobre o processo licitatório e a execução contratual como elementos fundamentais para garantir a transparência e a legalidade nas contratações.
Em sua palestra, o jurista destacou o Acórdão nº 2188/2024 do Tribunal de Contas da União (TCU), que serviu como um importante marco para a discussão das boas práticas. No documento, o TCU solicitou a transparência nos gastos públicos, com ênfase nas campanhas realizadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR). O acórdão solicitou ainda a inclusão de informações detalhadas das campanhas publicitárias no site oficial da secretaria e recomendou a criação de indicadores para avaliar a eficácia das campanhas.
-No processo licitatório são necessárias boas práticas tanto na fase interna, quanto na fase externa para as campanhas publicitárias para dar celeridade aos processos na gestão pública
Na abertura do fórum, os secretários debateram estratégias que aproximem a sociedade da gestão pública para estabelecer maneiras eficientes de informar a população sobre os diversos serviços públicos oferecidos pelos governos. O encontro abordou temas como legislação e boas práticas nas despesas públicas com publicidade, transparência e gestão pública.
-Estou muito feliz por este evento. É prova do amadurecimento desse Conselho. Nos tornamos um time, que cresce a cada evento. Este é mais um fórum que vai pautar e enriquecer nosso trabalho – disse o secretário de Comunicação do Rio de Janeiro e presidente do Conselho, Igor Marques.
Governos conectados
Temas recorrentes nas edições do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, a transformação digital e Inteligência Artificial ficaram por conta da jornalista, pesquisadora e coordenadora da Escola de Comunicação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Renata Tomaz e Catalina Arica, estrategista digital da FSB.
Renata Tomaz abordou a transformação digital governos conectados, a partir da coleta de dados na palestra “Governos Conectados: O papel do digital na Gestão Pública”
“Essa transformação digital que vivemos, assim como a comunicação, não são só mais uma ferramenta. É preciso produzir conhecimento a partir de dados e se guiar por eles. Os governos precisam ir aonde o povo está, digitalmente falando. É necessário pensar qual rede é mais utilizada pelos brasileiros e como cada governo pode criar oportunidades, a partir do diagnóstico dos dados”.
Catalina Arica, estrategista digital da FSB, destacou a importância de um governo conectado digitalmente.
“É necessário construir um governo conectado e informativo, guiados por dados. Os governos devem se comunicar de forma que o cidadão consigam entender e de maneira transparente”.