Também foram apresentados casos de comunicação pública pelos secretários estaduais de comunicação do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral, e de São Paulo, Lais Vita
O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo. No Brasil, 35 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito. O número alarmante preocupa e gera necessidade do debate. A conscientização da população para paz e educação ao trafegar nas vias do país passa pela comunicação pública. Para tratar sobre o tema, a primeira palestra do 5º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação foi do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Lima Catão.
“Colocar o tema do trânsito na pauta Nacional é o desafio. Precisamos parar de normalizar o número de mortes no trânsito e ampliar a conversar com os estados”, disse o secretário. Adrualdo Catão propôs uma campanha unificada entre os estados e a Secretaria Nacional de Trânsito, já na Semana de Trânsito, em setembro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Tema que foi abordado também no primeiro dia de evento, nesta quarta-feira, a Inteligência Artificial (IA) foi debatida no prisma das legislações necessárias para regulamentar a inovação. Para realizar este debate, o Fórum recebeu senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do Projeto de Lei sobre Inteligência Artificial.
“Estamos falando de uma lei que precisa ser constantemente alterada, porquê estamos falando de algo que está em constante evolução. Contrasta com questões sociais e culturais, então é preciso cuidado, é preciso regular a tecnologia, o que não significa limitar a liberdade de expressão. Precisamos informar”, disse o senador.
Mais de 170 audiências públicas para a elaboração do Projeto de Lei sobre inteligência artificial foram realizadas. Para o senador, a IA muda a matriz de emprego e a matriz econômica.
COMUNICAÇÃO PÚBLICA
A importância e os desafios da Comunicação pública no Brasil no século XXI foram temas abordados em palestra no segundo dia do fórum. A apresentação foi realizada pela presidente da associação Brasileira de Comunicação Pública, Cláudia Lemos. “A comunicação é uma política de Estado. Ela precisa ser perene. A comunicação trabalha para promover o diálogo, o debate e promover os serviços públicos. Temos a função de contribuir para a transparência e prestação de contas, combater a desinformação, sem deixar de focar no cidadão.”
A palestrante defendeu o papel da comunicação pública como comunicação política também. Ela citou a importância dos profissionais contratados por meios privados para determinados fins, os comissionados e de confiança do gestor. Segundo Cláudia, é importante o servidor público aprovado em concurso, com estabilidade como forma de garantir o direito à memória do cidadão e a garantia de alguma continuidade em determinadas políticas.
LIVE MARKETING
O 5º Fórum recebeu também a presidente da Associação Brasileira de Marketing Proporcional, Heloisa Renata de Santana. A palestrante falou sobre a importância da criatividade e das inovações tecnológicas na comunicação institucional. Um dos instrumentos defendidos para essa ação é o Live Marketing.
“Somos uma entidade que atua nacionalmente e entendemos que o live marketing é uma ferramenta de comunicação que conecta os anunciantes ou os clientes junto com os consumidores ou o público final. Então, é uma ferramenta do marketing que conecta o consumidor final e ele consegue expressar suas experiências a partir das iniciativas. É uma ferramenta que vem crescendo muito ao longo dos anos”, afirmou.
TV 3.0
A última palestra do segundo dia de 5°Fórum Nacional foi sobre a TV 3.0, ministrada pelo diretor geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Cristiano Flôres. Ele defendeu a criação de uma unidade de compreensão sobre o que é a comunicação pública, nas vertentes que ela atende entre esse público, mercadológica, legal, também institucional, sempre em uma oportunidade de troca de experiências.
Para Flôres, a TV 3.0 é próxima geração da televisão digital no Brasil, projetada para substituir o atual sistema de TV digital (TV 2.0). A proposta é deixar de ser um espaço de canais para ser um espaço e aplicativos, mantendo a gratuita e alcance da tv aberta, com a facilidade, a interatividade e a segmentação do digital. A TV 3.0 vai proporcionar experiência de consumo, publicidade integrada, consumo logado, personalização, segmentação geográfica e outros.
“A TV 3.0 é uma grande parceira para a comunicação governamental. Ela tem mais elementos, de forma mais eficaz para informar. No próximo ano, começam os testes de campo e já deve ser comercializada em 2026. A gente vê muito isso no setor privado e fica muito feliz quando vê também o setor público organizado. Então é uma ótima oportunidade dos secretários conversarem sobre assuntos de seus estados, compartilharem experiências, problemas e soluções. Então é uma iniciativa louvável.”
CASES
Foram apresentados também, além das palestras, dois cases de comunicação nos Estados. O primeiro a apresentar foi o secretário de Comunicação do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral. A atuação da comunicação durante os ataques criminosos no Rio Grande do Norte, em março de 2023 foi explicada como uma linha do tempo durante todos os dias. Na ocasião, foram registrados ataques a prédios públicos, comércios e veículos, comandados por uma facção criminosa.
A segunda a apresentar foi a secretária de São Paulo, Lais Vita. A secretária apresentou o case do Dia Internacional da Mulher, com uma campanha unificada nas secretarias de São Paulo para a divulgação do aplicativo de proteção à mulher e dos locais de atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Segundo ela, a campanha contou com a articulação política para as ações em comunicação e também mídia espontânea com a imprensa abordando as ações inovadoras da campanha “São Paulo por Todas” do Governo do Estado. Para a secretária de comunicação, o fórum serviu para apresentar esses cases de sucesso e a função da comunicação é informar o cidadão de direitos e políticas públicas.
PARTICIPANTES
Participaram do encontro: os secretários André Curvello (BA) – presidente do fórum, Flávia Mignoni (ES) – vice-presidente, Igor Marques (RJ), Nayara Lessa (AC), Ilziane Launé (AP), Laice Souza (MT), Vera Oliveira (PA), Lais Vita (SP), Rosangela Aparecida da Silva (RO), Joaldo Cavalcante (AL), Thiago Cafardo (CE), Frederico Fukagawa Hozano de Souza (MS), Raimundo Nonato Bandeira (PB), Cleber Mata (PR), Rodolfo Costa (PE), Daniel Cabral (RN), Alexandre Elmi (RS), Weber Negreiros (RR), João Paulo Gomes Vieira (RR), Márcio Rocha (TO) e Cleon Nascimento (SE).
Também participaram representando seus estados a secretária-adjunta Larissa Danielle Pacheco (AM), o secretário de Comunicação Gean Carlo Carvalho (GO), subsecretária Waldirene Oliveira (MA), a secretária-adjunta Barbara Botega (MG) e o coordenador-geral de Comunicação Mussoline Guedes (PI).