7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação começa hoje (03) em Fortaleza

O 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom) está sendo realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a partir desta quinta-feira (3) e vai até sexta-feira (4). Com poderes deliberativos e normativos, o Fórum é o órgão máximo do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), do qual participam representantes de todas as unidades da federação.

A abertura, aconteceu às 9 horas contou com a participação do governador Elmano de Freitas; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; e do presidente do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom), Igor Marques, entre outras autoridades.

O secretário de Comunicação do Governo do Rio de Janeiro e presidente do Conselho, Igor Marques destacou a oportunidade de reunir secretários e coordenadores de comunicação de todo o Brasil, quando serão discutidas pautas de interesse na área da comunicação pública. “A gente já vem, ao longo dos últimos dois anos, discutindo temas fundamentais, como o combate às fake news, a boa gestão dos recursos públicos para as ações de publicidade e, hoje, no Ceará, nós estaremos debruçados, ao longo desses dois dias, para discutir a unidade das atuações dos governos estaduais no combate (às fake news) e nas situações de crise”.

“Estamos num período de muitos desafios. Primeiro, levar os serviços públicos ao conhecimento da população, de garantir a transparência na administração pública, garantir que possamos ter a eficiência e superar a desinformação muitas vezes criada por informação incorreta em redes sociais, além de garantir que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos”, afirmou o governador.

Para o secretário da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, a comunicação é parte muito importante de todo governo que zela pela transparência e precisa prestar contas para a população de tudo o que vem realizando todos os dias. “Para que as pessoas possam se informar como o governo tem agido, como tem trabalhado cada questão, como tem avançado em cada área. E tudo isso é feito através da comunicação pública. Principalmente no momento em que a gente vê tanta desinformação. As fake news avançaram muito profundamente não só aqui no país, mas em todo o mundo. Então, quando você faz essa comunicação governamental de forma correta, intensa, e em parceria com veículos sérios que prestam informações todos os dias, quem tem a ganhar é a população, que passa a ser melhor informada de fatos que realmente são verdadeiros e que fazem parte da vida da população”.

A programação do primeiro dia do encontro inclui palestras sobre legislação da publicidade governamental e comunicação digital, além de apresentação e debate de cases. No segundo dia, representantes das plataformas Netflix e LinkedIn falarão sobre oportunidades da Comunicação Pública.

O Fórum será encerrado com a assinatura de carta compromisso por parte dos representantes de todos os estados e do Distrito Federal.

Leia também
Terceiro dia 25

Notícias

5 abr 2025

Carta Compromisso, Manual de Boas Práticas, Revisão da Lei de Publicidade e presença do ministro da SECOM marcam o 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

Ministro 5

Notícias

4 abr 2025

No Ceará, ministro da Secom da Presidência da República defende integração e regionalização para fortalecer a comunicação pública

Palestrante 14

Notícias

4 abr 2025

Inteligência artificial e comunicação pública: entre o caos e a oportunidade também foram debatidos no segundo dia do 7º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação